4 de janeiro de 2007

Um copo ou dois diminuem ataques cardíacos em homens com hipertensão

O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de ataques cardíacos em homens com problemas de hipertensão, conclui um estudo publicado recentemente na revista médica "Annals of Internal Medicine".

O estudo levado a cabo por investigadores norte-americanos da "Harvard School of Public Health" e por investigadores holandeses do Instituto de Investigação da Universidade de Weningen, demonstrou, pela primeira vez, que o consumo moderado de álcool não aumenta o risco de doenças cardiovasculares em homens que sofrem de pressão arterial elevada e que, um a dois copos por dia, podem contribuir para reduzir o risco de ataques cardíacos.

O estudo vai ao encontro de outros estudos que já tinham salientado que o consumo de álcool diminui o risco de doenças do coração, uma vez que aumenta os níveis de do colesterol "bom" e dilui o sangue, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Segundo Joline Beulens, uma das autoras da investigação, este estudo é o "primeiro que analisa o risco de ataques cardíacos entre homens com pressão arterial elevada, que bebem moderadamente".

"Uma vez que o consumo excessivo de álcool aumenta a tensão, a maioria dos homens que sofrem de hipertensão são aconselhados a deixarem de beber - os resultados deste estudo contrariam este conselho, uma vez que indicam que os homens não precisam de parar de beber, desde que bebam com moderação e responsabilidade", acrescentou a investigadora.

O estudo analisou dados de 11.711 homens com hipertensão que participaram entre 1986 e 2002 num estudo de inspecção de longo prazo, tendo os investigadores analisado os comportamentos de consumo de álcool, assim como o aparecimento de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Segundo os autores do estudo, no período analisado foram detectados um total de 653 casos de inflamação do miocárdio, dos quais 279 foram fatais e 374 não fatais, tendo os resultados demonstrado que "os homens que sofrem de hipertensão e bebem moderadamente, têm, como também as pessoas saudáveis que bebem com moderação, um risco diminuído de contrair doenças cardiovasculares, especialmente ataques cardíacos".

Eu realmente ando muito à frente no tempo... Sem saber, tenho andado a cuidar da minha saúde já há alguns anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém me pode explicar se os copos que bebo a mais acumulam para os dias em que não bebo?