23 de janeiro de 2007

"Dreamgirls" lidera corrida aos Óscares com oito nomeações

O musical "Dreamgirls", baseado na vida artística das Supremes e realizado por Bill Condon, é o favorito à 79ª edição dos Óscares, com oito nomeações. Apesar de liderar a corrida, este filme (só estreia em Portugal a 01 de Março) foi excluído de dois dos mais importantes prémios: melhor filme e melhor realizador.

"Babel", de Alejandro González Iñárritu, surge com sete nomeações.

Sem grandes novidades em relação aos vencedores dos Globos de Ouro, a lista dos nomeados coloca frente a frente Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima"), Martin Scorsese ("Entre Inimigos"), Stephen Frears ("A Rainha"), Paul Greengrass ("United 93") e Alejandro Gonzalez Iñárritu na corrida para melhor realizador.

Para melhor filme, o destaque vai para a nomeação da produção independente "Uma família à beira de um ataque de nervos", do casal Jonathan Dayton e Valerie Faris. Nesta categoria estão ainda, sem surpresas, "Babel", "Entre Inimigos", "Cartas de Iwo Jima" e "A Rainha".

Na interpretação feminina, a Academia nomeou pela primeira vez uma actriz espanhola, Penélope Cruz, pela interpretação de Raimunda no filme "Volver" de Pedro Almodóvar. No entanto, Penélope Cruz enfrenta a concorrência de Helen Mirren ("A Rainha"), que venceu um Globo de Ouro, Judy Dench ("Notes on a scandal"), Kate Winslet ("Pecados íntimos") e Meryl Streep ("O Diabo veste Prada").

Na interpretação masculina, Leonardo DiCaprio foi nomeado por "Diamante de Sangue", Peter O'Toole por "Vénus", Will Smith por "The Pursuit of Hapiness", Ryan Gosling por "Half Nelson" e Forest Whitaker por "O último rei da Escócia", que lhe garantiu um Globo de Ouro.

Para o Óscar de melhor filme estrangeiro, a maior ausência é "Volver", de Pedro Almodóvar, realizador já nomeado e premiado anteriormente pela Academia. Desta vez foram nomeados "El Laberinto del fauno" (México) "After The Wedding" (Dinamarca), "Indigènes" (Argélia), "Water" (Canadá) e "THe Lives of Others" (Alemanha).

A 79/a edição dos Óscares decorrerá a 25 de Fevereiro numa cerimónia no Kodak Theatre, em Los Angeles.

A apresentação estará a cargo da comediante Ellen Degeneres.

2 comentários:

Topo de Gama disse...

Rocco!

Parece-me bem!! Gosto da informação!! Só um aparte em relação á Penelope Cruz (visto ke tou em Espanha e aqui não de fala de outra coisa), a miuda não é má actriz.. Mas que não a pintem de Deusa Latina, pk não é nada de especial,.. Recordo akele filme Bandidas , com a belissima Salma Hayek (essa sim, uma Deusa!) onde passei o filme todo esperando ke akelas duas chicas latinas se envolvessem num intenso comilanço!! Como não aconteceu, nota negativa pra Penelope Cruz (da minha parte claro!)

Abraços!!

Anónimo disse...

Pena foi o Sr. a anunciar "Volver" ter dito "Volvar", mas ok:p Jitos

Paulete