5 de março de 2007

Mas qual serviço público??

O Movimento de Intervenção e Cidadania (MIC) acusou a RTP de «falhar a missão de serviço público» ao querer transformar a História em espectáculo «por meras razões de audiência e de forma manipuladora», numa referência ao programa «Os Grandes Portugueses».

Num comunicado que resultou da reunião do Conselho Geral, que se realizou sábado, o MIC criticou o programa da RTP «Os Grandes Portugueses», o qual destina-se a eleger, através do voto dos telespectadores, a personalidade mais marcante da História de Portugal.

Dom Afonso Henriques, Álvaro Cunhal, António de Oliveira Salazar, Aristides de Sousa Mendes, Fernando Pessoa, Infante Dom Henrique, Dom João II, Camões, Marquês de Pombal e Vasco da Gama são os dez finalistas deste programa, candidatos ao maior português.

Para o MIC, «a História não é passível de ser votada». «Querer transformá-la em espectáculo, por meras razões de audiência e de forma manipuladora, é falhar a missão de serviço público que compete à RTP», lê-se no comunicado do Movimento.

O MIC considera «anti-pedagógica a utilização e deturpação da História e da cultura nacional» e frisa que «não há donos da História, mas o seu conhecimento, aprofundamento e debate são um dever e um direito de cidadania».

Eu não faço parte do MIC, mas estou de acordo com eles. Andamos a pagar impostos para ver uma votação do melhor português de sempre???? Que palhaçada é esta? Façam essas coisas na internet e não ocupem o espaço público com fantochadas.
E já agora, que credebilidade querem que esta acção tenha quando o Álvaro Cunhal é um dos dez finalistas???

Vamos a trabalhar com seriedade, por favor...

4 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente, alguém verbaliza o seu repúdio por espectáculos afins... que critérios, meu deus, que critérios foram congeminados e articulados para tal fantochada???

De ignorar e seguir em frente...

Topo de Gama disse...

Isso!!!! E que a RTP Internacional transmita mais jogos do glorioso!! Afinal, qual é a maior preocupação de um emigrante!???

Anónimo disse...

Concordo a 100%. Tanta coisa para se fazer e apresentar no "direito de antena" que esta palhaçada está a ocupar. É uma gracinha para não repetir.

P.S. E de Álvaro Cunhal nos dez finalistas só tira credebilidade a tudo isto!

Bjs
Didi

Anónimo disse...

pois deverá ser a presença de Salazar que a dá... Sinceramente..
Atenção que eu não sou comuna!