Esta é uma história verdadeiramente espectacular. Um amigo meu, de seu nome Filipe Balestra, estudante de arquitectura, realizou no ano passado um projecto verdadeiramente brutal.
Depois de ter estudado em Edimburgo e Estocolmo e de ter trabalhado na Holanda, este jovem mudou-se de armas e bagagens para o Rio de Janeiro com o objectivo de fazer o seu projecto de final de curso.
"Juntou-se" à ONG "Dois Irmãos" e foi então que tomou a iniciativa de projectar uma escola na favela da Rocinha. Porquê? Segundo o próprio "sempre tive uma paixãoo por arquitectura sem arquitectos, ou seja, sempre adorei a favela porque é um mundo de arquitectura onde normalmente arquitectos nao entram... e eu fui na boa, querendo ajudar, acabei construindo uma escola".
Para quem não sabe nesta favela moram ±200.000 a 300.000 pessoas e só existiam até ao momento 3 escolas... Agora já são 4! Imaginem a diferença que este projecto terá nesta população.
Pela ideia, pela iniciativa e pela coragem (sim, porque trabalhar na favela da Rocinha não é o mesmo que construir uma moradia no Restelo. Se o dia-a-dia é difícil para quem lá mora, imaginem para quem é de fora), os meus sinceros parabéns!
Em baixo está o vídeo que dá conta do arranque das obras! Vale a pena ver.
Para qualquer dúvida ou explicação extra, falem com o próprio: mailto:filipe.balestra@hotmail.com
23 de fevereiro de 2007
Granda pinta!!
Publicada por Rocco à(s) 14:22
5 comentários:
Brutal! Parabéns pela iniciativa. Uma vez, em pleno Rio, sentei-me num "frescão" ao lado de uma senhora que começou a conversar comigo. Era psicóloga e acabei por passar o dia todo com ela numa favela onde fazia terapia musical aos jovens que ainda não se tinham tornado "mulas" de droga. A realidade, ao vivo e a cores...
Espectacular! Parabéns ao mentor do projecto. Há que deixar de realizar os projectos finais em maquete e deitar as mãos à obra. Sem dúvida, um exemplo!
Abraço
JP
Muito interessante! Parabéns pela originalidade.
Bjs
Carminho
E não é só isso. Vê este link: http://www.tvrocinha.com/
Falei com o responsável da tv da rocinha e ele falou-me dos vários projectos decentes e excelentes q lá se desenvolvem dentro. Desde escolas, a cursos, desporto. Aquilo é um mundo!
Realmente impressionante, e uma obra de grande nobreza... Fantastico...
Enviar um comentário