29 de maio de 2007

Dave Matthews Band

O concerto já foi na passada 6.ª feira, dia 25/05, mas não podia deixar passar o evento sem colocar um texto. Não sei se todos conhecem ou sequer se gostam, mas eu que era apenas uma mera curiosa e conhecedora superficial (isto a comparar com alguma malta amiga que é doente por esta banda), fui ver o espectáculo no Pavilhão Atlântico e delirei. Sim, fiquei rendida!

Tudo começa quando, estão apenas meia dúzia de pessoas já a encaixar-se perto das grades à frente e aparece alguém no palco. Eram 20h00 em ponto e era, nem mais nem menos que... O próprio Dave Matthews, que veio calmamente (enquanto se ouviam os gritos histéricos de quem não estava ainda preparado mentalmente para já o estar a ver) apresentar o Tom Morello. Para quem não sabe (eu sabia quem era, mas não sabia que agora cantava) este senhor é ex-Rage Against the Machine e Audioslave.

Ainda que não conhecesse a música dele, estive atenta a ouvir, a malta fartou-se de aplaudir e alguns cantavam mesmo. Não canta mal, as canções são todas cheias de mensagens políticas, mas como o estilo semi-"country" não é muito o meu género, não o devo ouvir muitas mais vezes. Ainda assim, o senhor é o verdadeiro "one man show", só com a sua harmónica e viola faz a festa.

Tocou uns 45 minutos, ainda leu umas frases em português (não se saiu mal) e foi-se. Depois a habitual paragem para montar a parafernália da banda que se seguia. Eram 21h20 e a espera terminou, a Dave Matthews Band entrou no palco, começou logo a tocar, abriu com "Everyday". Seguiram-se alguns clássicos: Crash into me, The idea of you, Sister e 41, só para ficarem com uma ideia.

O concerto foi mesmo espectacular, foram brutais, tocaram 3h15, TRÊS HORAS E UM QUARTO!!! O Morello tocou duas músicas com eles, Voltaram duas vezes para tocar mais três músicas em cada "encore".

Durante o concerto o "David Mateus" foi dizendo o habitual "obrigado", mas quando disse "o que temos nós andado a perder?" e "não demoraremos tanto tempo a voltar cá certamente" o público foi ao rubro. Já vi alguns vídeos no Youtube, se tiverem curiosidade pesquisem pelo nome da banda e Lisboa e chegam lá certamente.

O mais interessante foi que, o Pavilhão Atlântico estava a abarrotar e eu, desde o dia que os bilhetes se começaram a vender, em Novembro, não vi nenhum anúncio. A única vez que vi alguma coisa, foi ás 17h00 do próprio dia, quando a MTV passou um anúncio a dizer que apoiava o concerto em Lisboa de DMB. Melhor ainda foi aperceber-me que, para além dos fãs mais velhos que seguem a banda há anos, mesmo esta só tendo vindo uma vez à Europa, havia montes de malta nova que cantava todas as letras aos gritos, sabiam-nas todas!

Eles tinham começado no dia 23/05 a Tour pela Europa, tocaram nesse dia em Dublin, depois vieram a Lisboa e no dia 27/05 foram a Bruxelas. Se ainda os quiserem apanhar, hoje é o último dia, vão actuar em Wembley, Londres.

P.S. Quando o baterista atirou baquetas para o público, vejo uma vir na minha direcção, toca-me nos dedos e…cai nas mãos da pessoa precisamente atrás de mim…

Aqui fica a lista das músicas:
Everyday *
Dream Girl *
Crash Into Me *
Hunger For The Great Light *
Louisiana Bayou *
When The World Ends *
Grey Street *The Idea Of You *
So Much To Say *
Anyone Seen The Bridge *
Too Much *Sister +Lie In Our Graves *
#41 *~
American Baby Intro *~
Two Step *Ants Marching *
__________________
Gravedigger +
Jimi Thing *
Stay (Wasting Time) *
__________________
Don’t Drink the Water *
Pantala Naga Pampa *
Rapunzel *

* Rashawn Ross
+ Dave Solo
~ Tom Morello

9 comentários:

Tiago disse...

Só quem lá esteve é que sabe. :)E o camarada Almeida tem algo de negativo a dizer sobre DMB? LOL

Anónimo disse...

Paulete e pensar que estiveste a milímetros de apanhar uma baqueta... Para a próxima obrigamos "nós sabemos quem" a pular também. Valeu tudo a pena! Grande noite...

Beijinhos

Release me disse...

Oh pá queria ter ido, mas ando em poupanças... E Paulete, espero-te para Pearl Jam dia 8... Vamos curtir á grande!!!! Vens comigo e com o meu irmão:)

Paulete disse...

lol Tiago, não vás por aí que ele também não é grande fã. Quanto a Pearl vamos ver, ando a choramingar por aquilo ser caríssimo:p

Tiago disse...

Eu bem estava a estranhar o Almeida não dizer nada...eheheh Eu nem Pearl nem Smashing...é muito dinheiro para ver uma banda só...

Anónimo disse...

Parece que muita gente que por lá passou gostou...

Olha, ainda bem. (Eu não fui)

Rocco disse...

Bem... Não estão ao nível dos Pearl Jam, nem dos Nirvana, mas não é coisa que puxe muito por mim...

São como as favas. Se estiverem feitas como, se não as tiver não morro.

Rocco

umdestesdias disse...

Uma vez invadidos pelo "espirito" da DMB, nada a fazer, ficamos irremediavelmente perdidos pelo som da banda.

Inexplicável!!!

Que grande noite...

Paulete disse...

Amoreco, tens razão sim, e foi mesmo uma noite em cheio! Bjs