Tudo começa quando, estão apenas meia dúzia de pessoas já a encaixar-se perto das grades à frente e aparece alguém no palco. Eram 20h00 em ponto e era, nem mais nem menos que... O próprio Dave Matthews, que veio calmamente (enquanto se ouviam os gritos histéricos de quem não estava ainda preparado mentalmente para já o estar a ver) apresentar o Tom Morello. Para quem não sabe (eu sabia quem era, mas não sabia que agora cantava) este senhor é ex-Rage Against the Machine e Audioslave.
Ainda que não conhecesse a música dele, estive atenta a ouvir, a malta fartou-se de aplaudir e alguns cantavam mesmo. Não canta mal, as canções são todas cheias de mensagens políticas, mas como o estilo semi-"country" não é muito o meu género, não o devo ouvir muitas mais vezes. Ainda assim, o senhor é o verdadeiro "one man show", só com a sua harmónica e viola faz a festa.
Tocou uns 45 minutos, ainda leu umas frases em português (não se saiu mal) e foi-se. Depois a habitual paragem para montar a parafernália da banda que se seguia. Eram 21h20 e a espera terminou, a Dave Matthews Band entrou no palco, começou logo a tocar, abriu com "Everyday". Seguiram-se alguns clássicos: Crash into me, The idea of you, Sister e 41, só para ficarem com uma ideia.
O concerto foi mesmo espectacular, foram brutais, tocaram 3h15, TRÊS HORAS E UM QUARTO!!! O Morello tocou duas músicas com eles, Voltaram duas vezes para tocar mais três músicas em cada "encore".
Durante o concerto o "David Mateus" foi dizendo o habitual "obrigado", mas quando disse "o que temos nós andado a perder?" e "não demoraremos tanto tempo a voltar cá certamente" o público foi ao rubro. Já vi alguns vídeos no Youtube, se tiverem curiosidade pesquisem pelo nome da banda e Lisboa e chegam lá certamente.
O mais interessante foi que, o Pavilhão Atlântico estava a abarrotar e eu, desde o dia que os bilhetes se começaram a vender, em Novembro, não vi nenhum anúncio. A única vez que vi alguma coisa, foi ás 17h00 do próprio dia, quando a MTV passou um anúncio a dizer que apoiava o concerto em Lisboa de DMB. Melhor ainda foi aperceber-me que, para além dos fãs mais velhos que seguem a banda há anos, mesmo esta só tendo vindo uma vez à Europa, havia montes de malta nova que cantava todas as letras aos gritos, sabiam-nas todas!
Eles tinham começado no dia 23/05 a Tour pela Europa, tocaram nesse dia em Dublin, depois vieram a Lisboa e no dia 27/05 foram a Bruxelas. Se ainda os quiserem apanhar, hoje é o último dia, vão actuar em Wembley, Londres.
P.S. Quando o baterista atirou baquetas para o público, vejo uma vir na minha direcção, toca-me nos dedos e…cai nas mãos da pessoa precisamente atrás de mim…
Aqui fica a lista das músicas:
Everyday *
Dream Girl *
Crash Into Me *
Hunger For The Great Light *
Louisiana Bayou *
When The World Ends *
Grey Street *The Idea Of You *
So Much To Say *
Anyone Seen The Bridge *
Too Much *Sister +Lie In Our Graves *
#41 *~
American Baby Intro *~
Two Step *Ants Marching *
__________________
Gravedigger +
Jimi Thing *
Stay (Wasting Time) *
__________________
Don’t Drink the Water *
Pantala Naga Pampa *
Rapunzel *
* Rashawn Ross
+ Dave Solo
~ Tom Morello