17 de julho de 2007

O "Ferrari" português

Já foi há uns dias apresentado, mas de todos os temas que tenho amontoado numa pilha, até me ser possível escrevinhar qualquer coisa, este pareceu-me o mais premente. Porquê?

Porque descobri que temos um CEIIA. Também não sabiam ou...não me digam que era a única no nosso país que desconhecia o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel??? Sim temos um, e ainda dizem que não somos futuristas e inovadores.

O que é certo é que, em conjunto com outra empresa nacional, a Retroconcept, se chegou ao protótipo do primeiro carro desportivo português, um topo de gama supostamente inspirado nos automóveis das décadas de 60 e 70. Está programado construírem-se apenas 100 unidades, porque se quer dirigir o produto apenas a um nicho específico...ao que tem dinheiro, pois claro. Isto porque o bebé custa perto de 300 mil euros, daí que os portugueses vão continuar a conduzir...carros estrangeiros.

Ainda assim, tudo bem. Agora a primeira coisa que me faz confusão, tudo é português, as empresas envolvidas no projecto, a mão de obra, os engenheiros, os projectos, portanto, alguém me explique porque é que o nome escolhido foi VINCI GT?? Tudo bem, tivemos uma banda cujo nome começava em Da e acabava em Vinci, mas isso não significa que o nome tenha qualquer raiz lusa. Está bem que Joaquim e Manuel não eram nomes publicitáveis, mas quer-me parecer é que a ideia é ninguém descobrir que é feito em Portugal, e tentar fazê-lo passar por italiano, afinal os Ferraris parecem vender bem e também são vermelhos, pode ser que passe.

Bom mesmo foi saber que, depois de toda a excitação inicial, quando o pópó se preparava para brilhar na sua apresentação no Circuito da Boavista, não pegou!!! AH AH AH AH pronto, já acabei de rir, perdão, até se devem apoiar estas iniciativas e tal, mas é impossível não entrar em delírio. Vejam lá se é preciso ir com os cabos da bateria e ligá-lo ao meu Clio de 94, ãh?

9 comentários:

Anónimo disse...

Grande Clio! Deixa este Vinci a um canto... :D

Beijinhos

Release me disse...

LOL.. eu vi essa reportagem.. que vergonhaça!!! Agora é que aquilo nunca vai vender sequer um exemplar!! hi hi hi!!

Os clios rulam:))!!

Lua disse...

Hello Paulete!!

heheheh imagino a cara daqueles que estariam todos armados em bons pq estavam a apresentar um ferrari:))

Bolas tanto dinheiro por um carro q só pega de empurrão:)) que vergonha!!! pelo menos o meu já me deixou ficar mal 1 vez, mas pronto é um corsa Ok:)

Beijocas grandes

Daniel Santos disse...

Ah pois é! Produto português é sempre mais caro! Não por ser melhor, mas é mesmo porque querem ganhar muiiiiiitoo dinheiro.
Quanto ao nome também acho triste...tudo em português e depois vem um nome em...sei lá o quê...
Enfim. E afinal, já pegou?

peter disse...

Ei, eu gostava dos Da Vinci, ou melhor, dos Da "Vince" em tuga arcaico.

Já fui ao Brasil, Praia e Bissau, Angola, Moçambique..Não?

Ok...

Peço desculpa...

....

..se calhar vou andando....

...boas noites!

umdestesdias disse...

De referir também que não há nenhuma encomenda para a aquisição deste carro portentoso!!!
Sim, claro, e numa altura em que sentimos cada vez mais os efeitos do aquecimento global, vamos produzir um carro que consome como um monstro...

N.M disse...

Não gosto do nome...e estou com duvidas se isto vai dar muito resultado!No entanto é bom ver que surgem sempre novas ideias no mercado português!!!

Célia disse...

Epá, muito bom! Isto é Portugal no seu melhor! Às vezes conseguimos ser mesmo ridículos...

Anónimo disse...

Hello. And Bye.