21 de fevereiro de 2008

Eclipse lunar

Agindo como uma repórter no local de um qualquer acontecimento importante, digo-vos que está neste momento a acontecer um eclipse lunar!!! E o que é isso, perguntam todos em coro? (não agora, que devem estar a dormir, mas pela manhã)

Simples, o nosso planeta Terra atravessa-se entre o Sol e a Lua, os três ficam alinhados na perfeição e, devido às proporções e distância da estrela solar e do nosso planeta à lua, esta fica tapada, inicialmente entra na penumbra e depois na sombra, até à ocultação total.

Neste caso, a lua entrou na penumbra às 00:35, olhei para o céu, e não vi nada de especial, provavelmente a olho nu não é fácil. Às 01:43 entrou na sombra, novamente corri afoita para a janela e....as nuvens impedem a visão de tudo, lua...nem vê-la. Entre as 03:01 e as 03:52 é quando se dá o eclipse total, era só o que faltava, um fenómeno raro completamente anulado por umas singelas nuvens.

Se por acaso acordam às 06:00 da manhã, ainda vão a tempo de ver a lua sair da penumbra, mas se forem como eu a acordar, maldisposta e sem pachorra, não sei se se safam.

Nota final: Venho agora da janela, ainda que esteja um frio do caraças, a lua está bem gira, já só tem luz numa pequena parte da sua área. Ainda me pus a inventar com a máquina fotográfica mas com o flash devo ter acordado toda a gente com o reflexo. E perguntam, porque estou eu acordada armada em astrónoma? Because I can:)

1 comentário:

Tininha disse...

Opá, opá esqueci-me :(
Ouvi de manhã na rádio e despois varreu-se-me da marmita. Opá.